- O serviço de limpeza é essencial para o bem-estar do ambiente, seja ele comercial, industrial, residencial ou hospitalar. Alguns podem ter o alvará cassado pelo nível de sujidade do ambiente, como é o caso de bares e restaurantes ou hospitais.
A serviço de limpeza na MASEN é está ligada justamente ao Departamento de Bem-estar. Isso mesmo, denominamos assim aquilo que é fundamental para desenvolvermos nossas atividades, seja por força de regulamentações ou mesmo por necessidade de nos sentirmos bem nos locais que frequentamos.
Nesse artigo, vamos tratar de dois assuntos complexos ao se contratar terceirizado de limpeza: - Produtividade
- Periodicidade
Produtividade na limpeza: aspectos importantes ao se diagnosticar as necessidades do cliente.
Quando se fala em produtividade temos que analisar três fatores que devem ser considerados: tipo do local a ser limpo, a metragem e o números de colaboradores a serem empenhados.
Em uma jornada de 8 horas, cada colaborador envolvido na tarefa poderá ser empenhado de acordo com o Anexo VI-B da IN MPDG nº 05/2017 utilizado pela Administração Pública em suas contratações. A seguir algumas dos ambientes mais comuns em contratações em contratos privados:
Nessa tabela temos como referência a metragem que poderemos direcionar o colaborador em sua jornada de trabalho com uma aferição de alta produtividade e baixo desempenho.
Com isso podemos identificar, de acordo com a necessidade, o número de colaboradores envolvidos na limpeza conforme o tipo de ambiente a ser higienizado. O planejamento operacional do cliente será feito a partir dessa constatação.
Periodicidade de limpeza do ambiente
Com base nos parâmetros da tabela de produtividade podemos realizar um planejamento junto ao condomínio ou mesmo uma unidade comercial como lojas, escritórios, galerias comercias (Shoppings) etc.
Esse acordo será sempre pautado nas características do ambiente a ser limpo conforme o nível de circulação de pessoas. Assim, a manutenção do ambiente limpo terá sua complexidade medida conforme o nível de circulação de pessoas e perfil de atividades.
De forma simplificada, existem locais que indicam sua limpeza diariamente, algumas mais de uma vez por dia, como por exemplo um vestiário de um clube, banheiro de um colégio, hall de um hotel ou condomínios residenciais etc. Os locais de pouca circulação devem ser limpos semanalmente e garantir, assim, a manutenção do bem-estar do ambiente como por exemplo, parque aquático, corredores, escadas, playgrounds etc.
PAINEIS EDUCATIVOS E COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A manutenção da limpeza não depende somente dos gestores do condomínio ou da empresa contratada, mas dos que frequentam e utilizam todos os locais de uso comum.
A conscientização com painéis educativos, circulares e pequenos lembretes nos locais de maior incidência de uso devem ser sempre utilizados como a melhor forma de cooperação na manutenção do ambiente organizado e limpo.
A coleta de lixo deve sempre seletiva deve ser sempre realizada conforme os ditames do município do cliente MASEN.
De forma geral, os resíduos sólidos podem ser classificados como:
- Úmidos, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos.
- Secos ou materiais recicláveis são separados em plástico, papel, vidro e metais;
- Não recicláveis como Pilhas e baterias, eletrodomésticos ou mesmo materiais hospitalares como seringas.
Como vimos a conscientização é fundamental principalmente em locais de circulação de crianças para o desenvolvimento de um ambiente sustentável e de respeito com o próximo e ao meio ambiente.
A MASEN utiliza placas educativas, com a conscientização de seus colaboradores na diminuição do desperdício hídrico e emprego de materiais de limpeza eficientes com baixo custo.